Sou Orfão dos anos 80


Todo mundo que é gótico e descobre que o movimento estava no auge nos anos 80, faz questão de falar algo como "eu devia ter vivido naquela época" ou até mesmo "sou goth 80"; bem, mais o que faz uma pessoa idolatrar tanto assim o anos 80 e seus cabelos espetados, suas musicas bizarras e seus coloridos excessivos?

Muita gente quando começa a curtir um som goth acaba indo para o pop dos anos 80, como The cure, sim até ai é um som goth certo? dai depois começa a conhecer outras coisas como Diouxsie e de repente ele pega uma banda que não esta no meio gótico mas acaba sendo referencia como alguma coisa goth, exemplo? The smiths, Duran duran, Morrisey... e por ai vai, e as vezes pegam até a fase "dark" da madona, ou até mesmo a musica pop "androgina" do Culture club com aquele visual bizarro do Boy George.

Nem tudo que é dos 80s é algo relacionado ao gótico, tudo naquela época é com uma idéia dark, obscura, foi uma fase experimental da música, experimentando novos sons, novas coisas eletrônicas e tudo mais. Alias, se escutar coisas dos anos 80s fizesse alguém se tornar goth, meu pai seria o mais goth de todos...
Em alguma vez, estava eu na praça com uns amigos, e quando chegou um figura daqui mostrando o cd do boy george, logo de cara eu pensei "credo... que puta mal gosto", mas depois fui entender qual o motivo dele ter comprado o tal cd, claro que qualquer um iria comprar vendo aquelas fotos em preto e branco, com sobrancelha desenhando e make-up pesada, e ainda mais com cabelos espetados....
É assim que eu vejo Boy George
Assim que meu Colega Vé Boy George


Não acho que Boy george possa ser relacionado a alguma coisa gótica, ele pode ter experimentando alguns estilos darks, mas nada além disso e nada que o faça se tornar goth de algum jeito. Como a Ana Cranes Falou em seu blog, muitas bandas de hoje em dia se aderem essa temática obscura, ela comenta que até alguns clips são bem produzidos e interessante, porem nada além disso, fica somente no visual "dark".

Os anos 80 virou um símbolo de liberdade no mundo gótico, onde qualquer um podia ser gótico... ou assim que pensam as pessoas, eu felizmente não tive essa oportunidade de viver nos anos 80, acho que seria até ruim para conseguir bandas/vinils/matérias e etc, afinal tudo dependia de um amiguinho rico que ia para o exterior, ou algo no gênero que podemos ver em alguns documentários punk até.

Em uma entrevista do Mask com o Escarlatina, comentaram "Não fiquem falando só que a cena foi boa, tem muita coisa rolando agora que é boa também", com certeza não foi com essas palavras...mas vejam que as coisas agora também são boas! não temos só Siouxsie e The cure para escutar, mas centenas de bandas góticas, internacionais e nacionais!