Por trás da capa: a história por trás de Unknow Pleasure

Voltando a ativa venho com matéria de um dos meus sites favoritos Ideia Fixa

Por trás da capa: a história por trás de Unknow Pleasures

 

 

É muito provável que você já tenha visto essa capa do Joy Division (Unkown Pleasures), mesmo que não conheça nada além de Love Will Tear Us Apart - que por algum motivo bizarro alguns dj's depressivos acham que é musica de tocar na balada.

Mas já se perguntou em algum momento de onde aquilo saiu?

Encontrei eses dias um post sensacional de um cara chamado Adam Capriola, que antes de fazer uma paródia da capa, tentou descobrir se a mesma deteria algum direito autoral (ah se todo mundo fosse elegante assim). A história toda é meio comprida, então vou resumir por aqui.

O design da capa foi atribuído a Peter Saville, designer gráfico britânico que além dessa capa, fez várias outras para a afamada Factory Records , da qual ele foi co-fundador. Adam tomou uma direção óbvia e procurou informações sobre a capa na Wikipedia, e acabou descobrindo que ela vem de uma edição da Enciclopédia de Astronomia de Cambridge de 1977, e foi originalmente publicada com linhas pretas sobre um fundo branco. O gráfico mostrava ondas geradas por um Pulsar - que eu não fazia ideia do que se tratava, logo fui pesquisar para não falar bobagem.

 

"Os pulsares estão entre os objetos mais exóticos encontrados na galáxia. Eles são as relíquias peculiares das estrelas massivas que terminaram suas vidas em uma tremenda explosão chamada de supernova. O primeiro pulsar foi descoberto por uma mulher da Irlanda do Norte, Dame Jocelyn Bell-Burnell durante seu doutorado em 1967." fonte

Aí a situação ficou engraçada,  já que ele estava preocupado em não infringir direitos autorais, que provavelmente já teriam sido violados na produção da capa. Ele então imaginou que o designer teria pegado várias daquelas imagens para gerar uma nova, mas ao colocar as duas imagens lado a lado, não acreditou no que viu: eram iguais.

Sem acreditar que obteria uma resposta, escreveu para o escritório de Peter Saville e levou um susto ao receber uma mensagem de sua secretária, dizendo que para eles a imagem tinha direitos livres e que ele poderia usá-la como bem entendesse.

 

 

 Mas ele ainda não se deu por satisfeito. Se foi publicada em uma enciclopédia, essa imagem foi gerada por alguém que provavelmente deteria os tais direitos. A imagem veio a público pela primeira vez num artigo de Jeremias P. Ostriker para a revista Scientific American, em 1971. Adam escreveu para Ostriker que disse que não foi ele o responsável pela imagem.

 

 

Depois de um segundo olhar mais atento na revista, Adam viu que a  ilustração foi gerada por computador produzido no Arecibo Radio Observatory de Porto Rico. Ao estudar as medidas de direitos autorais, concluiu que a imagem foi publicada pela primeira vez nos EUA sem copyright no ano de 1971, o que a torna de domínio público por não cumprir com as formalidades da época.

E chegou a conclusão de que se você quiser usar a imagem de forma pessoal, apenas certifique-se que que você não têm ligação com o Joy Division ou Peter Saville ;)

 

Mais informações :
http://www.ideafixa.com/a-historia-por-tras-da-capa-do-joy-division/