Chega disso de Gótica Suave!

Sempre passei muito tempo no tumblr, e sempre foi moda ver algumas meninas fazerem um visual bem moderno com maquiagem pesada e para mim foi somente modinha alternativa junto ao modismo hipster.
Quando a moda pastel começou tinha muitas postagens como "maquiagens em tons pasteis" ou "roupas com tons pasteis" e até ai não via nenhum problema.

É muito normal encontrar esse tipo "tom pastel" em visual Gothic lolita (não considere dentro do meio gótico), onde a intenção é um estilo com muito babado e laços.

Era a nossa vez...
Até o visual punk foi moda é até hoje é, isso graças ao sex pistols e Vivienne Westwood.

Estava demorando muito para aparecer algo com o nome gótico no meio. No meio da moda é bem normal pegar o glamour do gótico em ensaios bem elaborados (tenho até algumas revistas nesse tema) e mesmo que a moda inverno sempre falava "esse inverno vai ser rock ou gótico" isso nunca nos afetou diretamente.
A um tempo atrás era muito moda adolescentes maggot
Por algum motivo (culpe o Gothic metal) eles sempre estavam vinculado a alguns góticos (se você for de minha cidade Juiz de fora ainda pode encontrar uma espécie dessas), você facilmente os identifica com uma maquiagem tosca na cara, com pó branco mal passado, batom borrado na boca e o mesmo batom usado como sombra e junto isso a fotos bem toscas em cemitério, cruz invertida... enfim uma pessoa que perdeu o senso de decência!
é uma mistura bizarra entre o gótico tosqueira + metal + black metal

Enfim voltando a questão gótico Suave, hoje estava voltando para casa... lá estava eu com toda minha traquinagem de desenhos e pinturas com uma bota, calça e blusa pretas e me deparo com essa pessoa....


No momento pensei "conheço ela?"
Não, não ia conhece-la, nunca à vi em nenhum encontro com outras pessoas na cidade, nunca foi em eventos no qual realizamos ou se quer faz parte de um meio "roquista" da cidade.
Me lembrei quando andava assim em auge dos meus 15 anos, e confesso me senti mal em estar todo esculhambada indo para casa.
Fiquei por perto tentando ver o que a mesma escutava em seu celular branco (algum gótico tem celular branco? serio quero saber!).
Pensei por diversas vezes em comentar "oi você que esta no grupo de tal evento?" jogando um verde para saber se ela saberia do que estou falando, mais era óbvio ela só era uma pessoa normal com roupas pretas.

Então depois de alguns segundos escutando Lebanon Hanover,
eu pensei "desencana", já é a segunda vez que vejo uma dessas meninas na rua e olha que essa nem estava tão arrumada! A outra menina que eu vi se esbaldou no batom preto!

E posso ter certeza que na playlist deve estar >
Lana Del Rey, Lady Gaga, Nick Minaj, Miley Cyrus, Rihanna, Katy Perry...

Hoje é muito normal ver tutorias na internet de tudo, desde como fazer um bom miojo até como dar remédio para o gato, e nesses tutorias de maquiagem que chegou ao publico o que é o gótico suave.
Lembro-me de ver uma mulher (https://www.youtube.com/user/Petiscostv) ensinando a como usar um batom preto até olhei alguns vídeos dela  e até então não tinha nada relacionado ao gótico, larguei de lado.
Algumas semanas depois o Buzzfeed já havia uma publicação sobre assunto depois o wikihow ensinando como ter esse visual, enfim se for culpar alguém acho que poderia culpar essas vlogueiras de maquiagem.
Logo depois veio naquele programa deplorável da Regina Casé onde juntou monte de gurias que aposto que nunca escutou um pós punk falar que eram góticas suaves.
Eu quase não consegui ver a entrevista de tanta vergonha alheia! É tipo ver sua tia bitolada falando de roqueiro, ela sabe como se veste e o resto é só palpite!

http://globotv.globo.com/rede-globo/esquenta/v/julia-petit-vai-ao-esquenta-para-explicar-o-estilo-gotico-suave/4397559/
Amor, se você se veste de preto não te faz você ser gótica... muito menos gótica suave!

E com isso veio algumas paginas no Facebook com a brincadeira de picolé gótico ou parque de diversão gótico... até no inicio eu dei aquela risadinha e tá veio a foto da Gretchen com um batom preto e alguma coisa como "sou gótica trevas" e então pensei... ok chega não tem mais graça! Então tudo que estava de preto (tomate preto, sopa preta, meia preta, coxinha preta, hambúrguer preto, milho preto, ...) tudo isso se tornou coisa de gótico...
Já deu chega!

Há uma matéria na Vice sobre Health Goth
O Movimento Health Goth se Vendeu?